top of page

María Isabel Angoa Pérez - BUAP

Possui licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP), obtida no ano de 2000. Mestrado em Estudos Urbanos, com especialidade em Economia da Urbanização, Cidade e Meio Ambiente, pelo COLMEX (El Colegio de México), em 2003. E doutorado em urbanismo pela Universidad Autónoma de México (UNAM), em 2013. Atualmente é professora titular da Faculdade de Economia da BUAP e docente credenciada nos programas de pós-graduação Mestrado em Economia e Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional. Também faz parte do grupo de pesquisa Economia, território e desenvolvimento. Seus principais temas de pesquisa versam sobre estudos urbanos, como segregação sócio-espacial, exclusão social, pobreza, informalidade em áreas metropolitanas.

iangoa@yahoo.com

Roberto Moraes Pessanha - IFF

Professor do Instituto Federal Fluminense (IFF). Doutor pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ (PPFH-ERJ) com estágio doutoral na Universidade de Barcelona (09/2014 - 01/2015). Tese defendida em março de 2017: A relação transescalar e multidimensional Petróleo-Porto como produtora de novas territorialidades. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Estratégia e Desenvolvimento (NEED) do IFF. Mestre em Engenharia de Produção - Coppe/UFRJ (1994). Especialização Lato-sensu em Eng. Segurança do Trabalho - PUC-RJ (1984) e Gestão de Educação Tecnológica - OSU/EUA (1987). Experiência em Gestão Pública: diretor-geral Cefet Campos (1994-2000) e Pró-reitor de Extensão e em Desenvolvimento Institucional (2009-2011) do Instituto Federal Fluminense (IFF). Atualmente investiga os temas: reestruturação produtiva, desenvolvimento regional, economia fluminense, porto-petróleo, geografia portuária, economia global e poder. Hoje se dedica às pesquisas com três ênfases: 1) A inter-relação capitalista lubrificada pelo petróleo na economia global; 2) A financeirização da economia e dos setores de petróleo e infraestrutura portuária; 3) O desenvolvimento do Circuito Espacial do Petróleo e dos Royalties (CEPR-RJ) influenciado pelas duas fases do ciclo petro-econômico. É responsável pelo blog: www.robertomoraes.com.br onde apresenta dados e interpretações sobre o desenvolvimento de suas pesquisas e debate questões ligadas à Economia Política.

robertomoraespessanha@gmail.com

Vanuza da Silva Pereira Ney - UFF

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e Doutorado em Produção Vegetal (Engenharia e Economia na Agricultura) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2010). Atualmente é professora no curso de Economia na Universidade Federal Fluminense (Polo de Campos dos Goytacazes) e tem experiência nas áreas de Desenvolvimento Regional e Teoria Econômica.

vanuzaney@gmail.com

Leandro Bruno Santos - UFF

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente (2005). Mestre (2008) e doutor (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela FCT/UNESP, com estágio sanduíche na Benemérita Univerdad Autónoma de Puebla (BUAP). Entre 2013 e 2015, foi professor da UNESP, Campus de Ourinhos. Atualmente é Professor  do Curso de Geografia, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR), Universidade Federal Fluminense (UFF). É  docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPG) no ESR/UFF. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, Geografia Industrial e Geopolítica, atuando nos seguintes temas: Estado, Mundialização, Empresas Multinacionais, Investimentos Diretos Estrangeiros, Estruturas de Mercados, Teorias da Localização Industrial. 

leandrobruno@id.uff.br

Please reload

bottom of page