Informações e inscrição no Curso de Extensão
- Leandro Bruno Santos
- 12 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

O curso tem como objetivo apresentar para a comunidade universitária e o público interessado em geral as principais discussões teóricas, metodológicas e práticas no âmbito da Geografia Econômica, particularmente do que tem sido denominado de Nova Geografia Econômica (NGE), com ênfase para as dimensões existentes entre espaço e economia, essenciais na explicação da organização econômica e espacial do mundo contemporâneo. Com isso, o curso pretende explorar a possibilidade do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR), Universidade Federal Fluminense (UFF) se constituir num núcleo irradiador de referência, dentro do seu âmbito de atuação, de uma agenda de pensamento a respeito da temática do espaço e economia, que possa num futuro ter desdobramentos para arenas mais específicas como a elaboração de políticas públicas que considerem não só a dimensão econômica (capitais, fluxos, renda, PIB etc.), senão ainda as demais dimensões do espaço (cultura, religião, gênero, circuitos econômicos solidários, metropolização etc.) no qual as relações humanas estão inseridas e interpenetração das escalas espaciais.
O curso será desenvolvido a cada quinze dias, com encontros às terças-feiras, entre 8:30 e 12:00, no ESR/UFF. Os textos serão previamente selecionados visando dar conta das quatro partes propostas para o desenvolvimento do curso de extensão. Dentro dessas quatro partes, teremos 12 tópicos que serão discutidos, para os quais serão utilizados um conjunto de textos.
Segue, abaixo, o conteúdo programático.
Parte I - Conceitos fundamentais da Geografia Econômica
1) Quais os significados da Economia na Geografia
2) Capitalismo em movimento e crescimento econômico desigual
Parte II - Agentes organizadores/produtores da economia espacial
3) Estado e regulação econômica
4) Trabalhadores e luta de classes
5) Poder dos agentes financeiros
Parte III - Organização do espaço econômico
6) Circuitos espaciais de produção e círculos de cooperação
7) Mudanças tecnológicas e compressão espaço-tempo
8) Empresas multinacionais e redes de produção
9) Espaços de consumo
Parte IV - Pessoas, identidade e vida econômica
10) Novas lógicas de localização produtiva
11) Gênero e etnia na vida econômica
Parte V - Delineamento das novas abordagens
12) Novas perspectivas teórico-metodológicas e horizontes futuros
As inscrições poderão ser feitas, gratuitamente, no próprio blog. O PRAZO para inscrição é até o dia 28 de maio de 2017. Para se inscrever, CLIQUE AQUI